Diretrizes para entrar em contato com instituições públicas e pedir-lhes a supressão das propagandas privativas dos seus sítios web

Fazer que os governos ou instituições públicas mudem o seu sítio web pode ser um processo longo. Primeiro de tudo, lembre que a sua solicitude será provavelmente a primeira de este tipo para a maioria das instituições, e a pessoa ou pessoas às que está falando ou escrevendo podem não ter nenhuma ideia do que está a dizer. Em todas as suas comunicações é muito importante que permaneçam educados, tranquilos e persistentes. Gritar não leva a lugar nenhum, nunca.

Queremos que as instituições públicas suprimam os anúncios para os leitores de PDF não-livres, porque os órgãos públicos não devem pedir aos seus cidadãos que usem software não-livre. Eles não devem desvirtuar o mercado, manifestando preferência por um determinado fornecedor. Se eles querem orientar à gente quando baixam documentos, devem fazê-lo com neutralidade no que respeita aos fornecedores e dar várias opções, por exemplo, através de uma ligação a pdfreaders.org.

Também queremos aproveitar esta oportunidade para explicar as instituições públicas as vantagens do Software Livre, particularmente o fato de que os mantém livres, e também a nós, do aprisionamento tecnológico. Isso fornece aos organismos públicos e aos cidadãos liberdade para escolher o software que eles prefiram, e a longo prazo o setor público reduz custos de TI.

Como participar:

Esta é uma guia passo-a-passo para se envolver: